Reparar significa recuperar, reutilizar, restaurar.
Reparar pode ser reinventar.
Simbolicamente, recuperar um pauzinho em decomposição, é tão importante quanto recuperar um par de calças ou uma camisola de malha.
Tornou-se uma urgência falar nestes assuntos através do meu trabalho de arte.
Depois de visitar vários parques e paisagens naturais e de observar a capacidade de recuperação da Natureza, entendi que é possível um caminho positivo. O papel dos cogumelos e micelium na recuperação da Natureza tem uma importância até há pouco desconhecida. Mas exige mudança de hábitos.
Os fogos devastadores nesta região de Viseu assim como outras regiões e outros Países alertaram-me para o facto de que há uma urgência em alterar hábitos e diversificar soluções, reorganizando a nossa forma de pensar.
Esta mudança só será de facto mais efectiva e consequente quando governos e entidades do poder, sejam empresas privadas ou publicas, resolverem eles também alterarem hábitos e encontrarem soluções diversificadas, pensadas num sentido mais holistico e menos direcionado apenas na sentido da produtividade.
Como artista tento chamar a atenção para as urgências e através da linguagem da arte, criar canais sensíveis para o problema.
A linguagem poética da arte pode ser bastante efectiva e criar vontades de mudança.
Nesta exposição eu apresento uma serie de desenhos da serie Landscape in Repair. Executados após uma visita as Redwoods na California e onde observei áreas de floresta deixadas em descanso sem intervenção humana.
Apresento varias peças de têxteis que recolhi de varias pessoas de Viseu e de outros lugares onde me centrei na ideia do cerzir, e recuperar os tecidos alterando-os com bordados que fui aprendendo ao longo do processo e bordado japonês sashiko. Uma ideia que vem do não desperdicio, mostrando o respeito dos japoneses pelos recursos naturais.
Assim por exemplo um velho lençol de cama foi um pano de chão, depois eu lavei-o, bordei-o e transformei-o em toalha de chá.
Uma ultima peça composta por pauzinhos em decomposição que foram recuperados usando plasticina natural e organizados como uma coluna dorsal. Suspensos em suportes de metal copiados de um utensílio de canalização.
(O titulo foi retirado do livro Los mismos paisajes, Ideas e Interpretaciones  de Terza Galí-Izard, e significa espaços ignorados pelo homem e nos quais a natureza intervem livremente).
Gabriela Albergaria
Setembro 2022