Na exposição “Meandro” apresento três desenhos e uma instalação especificamente desenhada para o espaço da galeria VNBM. Foi essencial redesenhar alguns elementos do espaço para albergar estes trabalhos, de forma a criar um lugar de intimidade, silêncio e cuidado. Foram pintadas três paredes de castanho e preto tentando que as próprias pinceladas traduzissem uma sensação de movimento e andamento, evitando a cor plana, homogénea e estática.
O teto foi coberto com um tecido que permitiu “aquecer a sala” através da luz filtrada pela cor e textura do próprio pano. As aberturas/saídas do espaço foram cobertas com cortinas de veludo vermelho, o que permite controlar a entrada de luz do exterior, para além de “fechar” a experiência do espaço expositivo.
A escolha do vermelho neste tecido foi feita de forma a dialogar com os três desenhos feitos com sangue de dragoeiro. São desenhos que em simultâneo procuram um centro e desenham eles próprios um centro nessa procura. A instalação no espaço foi feita recorrendo ao uso de velas, que foram aquecidas, modeladas e posicionadas para criarem um desenho, uma composição no espaço. (No final de 2018 experimentei pela primeira vez este tipo de velas com 180cm e fiz a peça “Promessa”, que é também o nome destas velas).
A transformação/modelação deste elemento encarna um desejo em manipular e mergulhar, com o maior cuidado e respeito, matérias espirituais. Se a vela é vertical e é feita para iluminar a noite, nesta instalação quis apropriar-me delas e reconfigurá-las: torná-las sinuosas, curvas, irregulares, flutuantes. Este elemento aqui, assim, perdeu aparentemente a sua função iluminatória, mas ganhou na sua função condutora: levar num caos-ordenado os corpos à procura de um sentido ou um centro que não se encontra porque está em nós.
É isto que representa a arte para mim: uma tentativa de sossegar a “inquietação da procura” dando-lhe forma, espaço e beleza.
Na montra apresento a peça “Nó Vital”, duas velas que são uma, e desenham na sua união um .
Dayana Lucas, 17 de setembro de 2022.